Na infância da Web (em 1995) era indispensável conhecer a linguagem HTML - HyperText Markup Language - para criar páginas de Internet, que eram escritas à mão num editor de texto. Para cúmulo, as versões de HTML estavam em evolução constante e cada browser implementava a sua variante própria.
Hoje, graças aos programas de edição electrónica é possível criar páginas magníficas sem saber HTML, que entretanto também estabilizou. Ainda assim, aqui ficam algumas indicações para os leitores que querem saber "como funciona".
Há milhares de referências de introdução ao HTML e seria presunção minha indicar as melhores. As referências que aqui deixo são aquelas que gosto mais de todas as que já li.
Antes de passar às referências, três notas importantes:
- Procure sempre aprender HTML 4.0. Há um avanço significativo em relação às versões anteriores que simplifica a alarga as possibilidades de edição a novos horizontes.
- Evite as referências que se limitam a apresentar a sintaxe dos comandos seguidas de um exemplo. Deste modo o leitor nunca aprenderá nada, quando muito tirará dúvidas sobre aquilo que já aprendeu por outro meio.
- Infelizmente e por enquanto, a compreensão do Inglês é fundamental para ter acesso à melhor documentação :-(
Teach Yourself Web Publishing with HTML 4 in 14 days by Laura Lemay (livro) - É uma referência muito completa que acompanha o utilizador desde os primeiros passos até um nível de competência médio. Foi por aqui que comecei em Março de 1997...
HTML Tutorial - Um manual completo de HTML 3.2, acompanhado de mais páginas sobre a publicação para Internet.
Minicurso de HTML - Uma boa introdução ao HTML em português, disponibilizada pelo Centro de Matemática da Universidade do Porto (Portugal).
Truques e Dicas - Um portal em português com guias para aprendizagem de HTML, JavaScript, Flash, Photoshop e muito mais. Inclui dezenas de exemplos (próprios e alheios) explicados e prontos a copiar. A melhor referência em Português que eu conheço.
EchoEcho.com - Um conjunto de guias em inglês para aprender HTML, JavaScript, Flash, com exemplos explicados. |