Home, InicioJoão Gomes Motacontacto 
Palm
INVESTIGAÇÃOFOTOGRAFIAWEB DESIGNDESCOBERTAS
1. Funcionamento do teclado
2. Desempenho
3. Comparação com o teclado fino
4. Conclusões

Teclado sem fios: bom, robusto e universal

Resumo: O teclado sem fios - usa uma ligação por infravermelhos - adapta-se a todos os Palm e responde eficazmente e com conforto às necessidades de escrita de texto, com excepção dos acentos e cedilhas.

Importante: esta nota é baseada num único exemplar do teclado. Cabe ao leitor avaliar os teclados no momento da compra, tirando partido destas notas, se assim o entender.

Em Outubro de 2003 adquiri um Palm™ Wireless Keyboard por 69 euros (USD 85).

Embora me tenha adaptado facilmente ao Grafitti 2, prefiro um teclado para a introdução de texto, por dois motivos:

  1. porque nos computadores pessoais estou mais habituado a usar o teclado do que o rato,
  2. porque a minha experiência com Palmtops baseia-se sobretudo na família Psion (Siena, 3mx e 5mx) onde o teclado é fundamental - e uma razão de aumento de eficácia no uso quotidiano.

Escolhi este teclado pelas seguintes características (por ordem decrescente de importância):

  1. Adaptado ao Palm Tungsten E, que não tem o Palm Universal Connector (em baixo)
  2. Robustez de construção
  3. Peso e volume razoáveis
  4. Compatível com todos os modelos Palm

1. Funcionamento do teclado

O teclado desdobra-se facilmente e a peça que garante o fecho serve depois para apoiar a "estante" onde se apoia o Palm.

O Palm não está preso ao teclado e existe um "corrimão" metálico para o segurar na estante.

 

Note-se ainda a haste com o emissor de infravermelhos que deve ser levantada para garantir a comunicação com o Palm.

Ao mesmo tempo, fixa-se o fecho para apoiar a estante.

A superfície inferior do teclado tem borrachas anti-deslizantes. Experimentei-as nos comboios e são muito úteis para reduzir as vibrações e evitar as quedas.

As duas pilhas AAA (LR3) são instalados na base do teclado, sob a estante.

Para usar o teclado é necessário instalar um driver no PDA. A instalação é simples - segue o procedimento normal da Palm - e não ofereceu quaisquer dificuldades.

O programa oferece configurações para diversos teclados, em particular para o teclado sem fios e o teclado fino.

2. Desempenho do teclado

A utilização do teclado é confortável e rápida. As teclas têm bom tamanho, estão nitidamente separadas e têm um curso vertical confortável, não oferecendo dúvidas se foram ou não carregadas.

Não tenho a medição da autonomia porque o meu uso do teclado não é muito regular, mas durante dez meses só mudei uma vez as pilhas.

Há alguns aspectos que me desagradam. Uns serão limitações do design mas creio que a maioria resulta dos meus hábitos:

  1. Faz-me muita falta a linha com os algarismos. Tinha-a na Psion e uso-a muito para introduzir valores em tabelas e bases de dados.
    Alternar os caracters da primeira fila com Fn+NumLok não tem a mesma funcionalidade.
  2. Não gosto da barra de espaço dividida. Tenho tendência a carregar no meio (onde está a separação) e por vezes carrego mal.
  3. Sinto falta dos caracteres acentuados: embora eu saiba que isto não é um teclado normal, o seu uso continuado tende a fazer-nos esquecer as limitações.
  4. Para mim, a tecla Delete (Del) está colocada numa posição infeliz (no vértice inferior direito). Estou habituado a encontrar nessa posição o cursor direito e por isso apago frequentemente o texto ao procurar chegar ao fim da linha.

A mecânica e o encaixe das peças são robustos e exactos. Não é preciso forçar nenhum gesto e não sobram peças mal encaixadas. O ponto que me pareceu mais frágil foi a base de rotação da haste com o emissor de infra-vermelhos mas nunca tive problemas.

3. Comparação com teclado fino

O Palm™ Ultra-Thin Keyboard tem dimensões semelhantes ao Palm™ Wireless Keyboard, embora seja ligeiramente mais pequeno, mais leve e menos espesso.

O toque, funcionamento e dimensão das teclas são semelhantes.

Como o Ultra-Thin Keyboard é composto por placas metálicas tem um aspecto mais ligeiro do que o Wireless Keyboard que é composto de plástico. Segundo algumas opiniões à minha volta, o aspecto metálico inspira mais confiança, satisfação e sensação de qualidade e prestígio do que o teclado plástico.

Finalmente, o teclado plástico tem o inconveniente de precisar de pilhas enquanto o outro retira a energia do conector Palm.

Em minha opinião, a funcionalidade e conforto de utilização dos dois teclados são semelhantes. A escolha deve depender dos preços e das preferências individuais. Como eu uso um Palm Tungsten E, só posso escolher o Palm™ Wireless Keyboard.

 

4. Conclusões

O Palm™ Wireless Keyboard cumpre bem as funções para as quais é proposto. É eficaz, confortável e serve em todos os Palm.

É um auxiliar (quase) indispensável para escrever textos longos. Do lado negativo, lamento que não seja um teclado exactamente igual ao dos computadores pessoais :-) e o preço, que é capaz de afastar muitos potenciais compradores.

Referências

Palm™ Wireless Keyboard
Informação e vendas na loja da Palm™. Há modelos QWERTY, AZERT, QWERTZ.
Palm™ UltraThin Keyboard
Informação e vendas na loja da Palm™. Há modelos QWERTY, AZERT, QWERTZ.
Teclados Palm
Lista de acessórios de hardware: teclados, baterias, conversores video, etc..
Quer comentar?Setembro 2004
©2004 João Gomes Mota
Home, Inicio
 → Descobertas  → Notas Palm
ANTERIOR: Design italiano?    A SEGUIR: Kit Acessórios Essenciais: simples e ...universal
Escrito em Setembro 2004. Última revisão em Outubro 2004inicio da página