Visualização e Navegação
Procurei minimizar a área do écran dedicada ao contexto
de navegação e da Internet, deixando à Cartilha
Maternal todo o espaço possível .
Aconselho o leitor a maximizar a área da janela do browser:
no Internet Explorer e no Netscape Navigator para Windows carregue
em F11.
A resolução mínima aconselhada para uma visualização
óptima da Cartilha Maternal é cerca de 1024 x 768.
Todavia, deve ser possível visualizar uma página completa
com a resolução 800 x 600, desde que a janela do browser
esteja maximizada (com F11). Para resoluções menores,
aconselho o leitor a reduzir o tamanho das letras até que
o conteúdo de uma página caiba no monitor.
O tamanho das letras varia de computador para computador e, em
cada computador, varia de browser para browser. O
leitor pode alterar o tamanho das letras para melhorar a visualização:
no Netscape Navigator siga os menus View | Text Zoom (Ver | ); no
Internet Explorer siga os menus Ver | Tamanho do Texto (View | Text
Size).
O texto relativo à navegação está escrito
em letras muito menores do que o conteúdo das lições
e exercícios para que os alunos se concentrem nas letras
grandes.
Na linha superior das páginas da Cartilha Maternal, há
uma ligação para a página de entrada, o número
da lição ou do exercício e uma ligação
para o autor da adaptação.
Na linha inferior das páginas das lições há
uma ligação para a página de exercícios
correspondente, uma ligação para a página de
entrada do texto da cartilha, uma ligação para a página
anterior e outra para a página seguinte.
Na linha inferior das páginas dos exercícios há
uma ligação para o início da lição
correspondente, uma ligação para a página de
entrada do texto da cartilha, uma ligação para percorrer
os exercícios sequencialmente e outra para reiniciar a série
de exercícios e finalmente uma ligação para
percorrer os exercícios em ordem aleatória.
Estão ainda disponíveis os botões dos browsers
para recuar e avançar (back e forward). Estes
botões são accionáveis com o apontador (rato
ou outro) e com o teclado.
|